Cultura | 28-03-2024 10:00

Santarém reforça apoio para celebrar os 50 anos do 25 de Abril

Santarém reforça apoio para celebrar os 50 anos do 25 de Abril
A homenagem a Salgueiro Maia é um dos momentos mais marcantes das comemorações do 25 de Abril em Santarém. FOTO ARQUIVO

Executivo municipal de Santarém aprovou a atribuição de um subsídio de quase 100 mil euros à Comemorações Populares do 25 de Abril - Associação Cultural, entidade parceira na organização do vasto programa de celebrações do cinquentenário da Revolução dos Cravos no concelho.

A Câmara de Santarém vai atribuir um subsídio a rondar os 100 mil euros à Comemorações Populares do 25 de Abril - Associação Cultural para apoio na organização do programa das celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, de que o município é parceiro. O apoio de 99.457 euros foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo municipal.

A autarquia reconhece, em nota de imprensa, “o trabalho anual desenvolvido pela associação, a amplitude e transversalidade das iniciativas programadas, de grande importância e singularidade”. E acrescenta que, desde 1975, a associação tem programado e organizado actividades comemorativas do 25 de Abril, tendo o município como parceiro habitual. Este ano, as entidades organizadoras são a Câmara de Santarém e as Comemorações Populares do 25 de abril – Associação Cultural, em parceria com o Exército Português, a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e outras organizações locais.

O programa, abrangente em termos geográficos e de oferta artística, estende-se a todas as freguesias do concelho, através das juntas de freguesia e associações culturais e também de algumas escolas que aderiram às iniciativas propostas. Não vão faltar tributos, exposições, concertos musicais, teatros comunitários com mais de uma centena de participantes, apresentação de livros, cinema, refeições celebrativas ou uma mostra de veículos envolvidos na Revolução dos Cravos. Destaque ainda para conversas com figuras determinantes para a concretização da Revolução de Abril, a iniciativa Marchar pelo Futuro/Desfile da Liberdade e recriações sobre a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria, comandada por Salgueiro Maia, rumo a Lisboa e do seu regresso a Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo