Sociedade 5 Jun 2012, 12:09h
Moradores endinheirados de Santo Estêvão trazem mais dinamismo mas freguesia perde serviços

foto
Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

Nem o facto de o actual ministro da Saúde ter casa em Santo Estêvão evitou que a localidade do concelho de Benavente perdesse o único médico que estava de serviço na extensão de saúde local. Paulo Macedo, que tem casa na Herdade do Zambujeiro, era visto habitualmente pela terra, sobretudo no mercado onde ia comprar os produtos da terra para as refeições.

Mas desde que está no Governo as suas aparições na freguesia têm sido raras. Se estivesse mais tempo pela zona provavelmente já se teria apercebido que os serviços importantes para a população estão a desaparecer da povoação.

Paulo Macedo faz parte dos novos residentes (seja de fim-de-semana seja em permanência) que têm chegado nos últimos anos à freguesia graças à construção de urbanizações de luxo. Um fluxo que tem levado mais dinâmica à freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, Ricardo Oliveira (PSD), vê com bons olhos este crescimento que tem trazido uma nova vida à comunidade que estava cada vez mais envelhecida. Mas reconhece que a chegada dos novos moradores endinheirados não trouxeram mais dividendos financeiros para a autarquia.

E ao nível dos serviços as coisa estão a piorar. A extensão de saúde de Foros de Almada encerrou em 2010 e já no ano passado a extensão de Santo Estêvão perdeu o seu único médico. Está já previsto o encerramento da escola do primeiro ciclo de Foros de Almada no próximo ano lectivo. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Benavente viu-se obrigada a reduzir o número de horas da secção de Santo Estêvão devido às dificuldades económicas. Quem desejar ir a Benavente de autocarro tem apenas três a passarem diariamente em Santo Estêvão.

REPORTAGEM DESENVOLVIDA NA EDIÇÃO SEMANAL EM PAPEL

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Notícias Relacionadas
Não existem notícias relacionadas
Comentários
 
Nome
 
Email
 
Autorizo a eventual publicação na edição em papel do Mirante.

 

Tem uma história para contar? Conhece alguém que seja alvo de qualquer tipo de discriminação? Contacte-nos.
Para anunciar contacte: dcomercial@omirante.pt

2008 © Jornal O MIRANTE, todos os direitos reservados | Termos de Utilização | Política de Privacidade | FAQ’S | Contactos | RSSRSS

Voltar ao topo