Sociedade 6 Jun 2010, 18:41h
Amiais de Baixo inaugura lar de idosos e já pensa em ampliar instalações

Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

A população de Amiais de Baixo, concelho de Santarém, resistiu ao calor abrasador que se fez sentir e compareceu em peso à inauguração do novo lar de apoio a idosos da localidade, que se realizou ao final da manhã de quinta-feira, 3 de Junho, feriado nacional. Amiais de Baixo já dispunha de uma valência de centro de dia, mas agora alargou o leque de oferta e os mais velhos vão poder viver no novo espaço a partir de 1 de Julho. O novo equipamento social foi benzido pelo padre António Pereira, pároco da freguesia.

A inauguração do lar de idosos é, para o presidente da Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos de Amiais de Baixo, César Rei, a concretização de um sonho com sete anos que só agora foi possível realizar. O lar tem capacidade para 25 pessoas mas, segundo César Rei, já existem cerca de meia centena de inscrições. “Quando pensamos neste projecto, há sete anos, achamos que seria suficiente. Actualmente precisamos de mais. Se tudo correr bem, no futuro, vamos ampliar as instalações e dar resposta às solicitações. Fazia falta um equipamento destes na região uma vez que a procura é muito grande”, explica o presidente da associação.

Com um investimento de cerca de 750 mil euros, este projecto é financiado em 50 por cento pelo Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) da Segurança Social. O protocolo foi assinado no dia da inauguração do novo equipamento social entre o presidente da associação e a directora regional da Segurança Social, Anabela Rato, tendo o mesmo sido aprovado pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que também marcou presença na inauguração.

O Lar de Idosos de Amiais de Baixo dispõe de 15 quartos, duplos e individuais, uma sala de convívio ampla, gabinetes médicos, casas-de-banho, duas copas e vai disponibilizar 12 postos de trabalho. Além da secretária de Estado e da directora distrital da Segurança Social, também o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, e os vereadores socialistas, António Carmo e Ludgero Mendes, marcaram presença na cerimónia.

Na hora dos discursos, a ovação maior foi para o empresário Joaquim Louro que, mais uma vez, deu um contributo importante para a realização de uma obra na zona onde reside. O presidente da associação salientou que sem ele a obra não seria possível. No final da cerimónia a população desfrutou de um almoço onde não faltou porco no espeto.

Nova escola em Amiais de Baixo até final do mandato

O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, garantiu durante a inauguração do lar de idosos em Amiais de Baixo que até ao final deste mandato a nova escola da localidade vai estar em condições de funcionamento. O autarca respondeu dessa forma ao pedido feito pelo presidente da Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos de Amiais de Baixo que minutos antes tinha pedido para o presidente não se esquecer das crianças uma vez que Amiais precisa de espaços para os mais novos.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Notícias Relacionadas
Não existem notícias relacionadas
Comentários
 
Nome
 
Email
 
Autorizo a eventual publicação na edição em papel do Mirante.

 

Tem uma história para contar? Conhece alguém que seja alvo de qualquer tipo de discriminação? Contacte-nos.
Para anunciar contacte: dcomercial@omirante.pt

2008 © Jornal O MIRANTE, todos os direitos reservados | Termos de Utilização | Política de Privacidade | FAQ’S | Contactos | RSSRSS

Voltar ao topo