Abaixo-assinado a exigir nó do IC9 a sul do concelho de Ourém
Um abaixo-assinado a pedir um nó do Itinerário Complementar 9 (IC9) a sul do concelho foi enviado ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, revelou hoje a presidente da Assembleia Municipal de Ourém.
Deolinda Simões explicou à Agência Lusa que o documento, com cerca de 700 assinaturas, reitera o pedido de um nó de acesso ao IC9 a sul do concelho, que sirva não apenas a cidade de Ourém e sede do município, mas toda a área circundante, de que destacou a zona industrial de Vilar dos Prazeres.
“É uma questão de justiça em relação à cidade de Ourém e zona circundante”, sublinhou a presidente da Assembleia Municipal.
A autarca referiu que esteve prevista “a criação de um nó do IC9 próximo da cidade de Ourém, na zona de Penigardos, que veio a ser chumbado”, mantendo-se o de Alburitel, no mesmo concelho.
“O que pretendíamos é que o nó de Alburitel fosse deslocalizado alguns quilómetros, de forma a servir melhor os munícipes”, declarou Deolinda Simões, admitindo que “a freguesia não ficaria muito prejudicada com esta alteração”.
Segundo a responsável, o nó a sul “estaria mais próximo da cidade e serviria maior número de habitantes e de empresas”.
Confrontada sobre as expectativas em relação ao acolhimento que o abaixo-assinado possa ter junto do Ministério, a autarca afirmou ter conhecimento de que estão em curso em Alburitel trabalhos no terreno para o prolongamento do IC9 a partir de Vale dos Ovos, Tomar.
“Tenho pena que o nosso pedido não seja aceite”, disse ainda, sublinhando que a população ganharia em “acessibilidade”.
O abaixo-assinado, uma iniciativa da Assembleia Municipal e das duas juntas de freguesia da sede do concelho, foi enviado com o conhecimento do secretário de Estado das Obras Públicas e Estradas de Portugal.
Fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações esclareceu que o assunto será analisado em articulação com a Estradas de Portugal, que é quem decide o traçado dos itinerários complementares.
|