Ourém investe quase 9 milhões de euros em quatro centros escolares
A Câmara Municipal de Ourém vai construir quatro centros escolares, num investimento de 8,9 milhões de euros, estando previsto para sábado, em Fátima, o lançamento do primeiro.
O vice-presidente da autarquia, Armando Neto, disse hoje à Agência Lusa que “havia a absoluta necessidade destes investimentos, sobretudo nas cidades de Fátima e de Ourém, que eram as áreas do concelho pior servidas em estabelecimentos de ensino”.
“Houve um crescimento populacional das cidades, que provocou um maior desequilíbrio na qualidade das instalações”, afirmou Armando Neto, sublinhando que os complexos escolares “pretendem dar melhor resposta às competências do município na área da educação”.
Segundo o vereador, que detém o pelouro da Educação, os centros vão estar preparados para corresponder às actividades de enriquecimento curricular, actividades de tempos livres ou fornecimento de refeições.
O autarca reconheceu que, com estas obras, a Câmara segue a política de concentração de alunos, do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, complementada por “uma rede de transportes”.
“Havia a necessidade de assegurar o transportes de alunos de estabelecimentos que entretanto foram encerrados ou vão encerrar”, explicou.
O primeiro centro escolar a avançar é o denominado “Beato Nuno”, em Fátima.
Segundo informação da autarquia, este vai albergar 65 crianças do pré-escolar e 185 alunos do 1º ciclo, desactivando o jardim-de-infância de Cova de Iria, cinco salas de aula instaladas num antigo seminário e ainda a escola de Lombo d’Égua.
Quanto ao complexo escolar de Ourém, a criar na Caridade, o vice-presidente da autarquia sublinhou a sua importância, particularmente no pré-escolar.
“Na educação pré-escolar, havia instalações provisórias há muitos anos”, referiu.
Um terceiro centro está em curso em Vilar dos Prazeres, Nossa Senhora das Misericórdias, para cerca de 270 crianças.
Ainda em Fátima, está prevista a ampliação da escola do 1º ciclo da Cova da Iria, que vai passar a ter pré-escolar, e receber também cerca de 270 alunos.
Estes investimentos têm o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Programa Operacional Regional do Centro, de 4,1 milhões de euros.
|