Sociedade 27 Jul 2010, 14:09h
Junta do Couço contra integração de escola básica integrada e jardim-de-infância no Agrupamento Educor

Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

A Escola Básica Integrada/Jardim-de-Infância (EBI/JI) do Couço vai ser integrada no agrupamento de escolas Educor, com sede em Coruche, contra a vontade da Junta de Freguesia do Couço. A junta emitiu um comunicado à população onde manifesta o seu protesto contra a intenção do Ministério da Educação.

Para a Junta do Couço a integração da EBI/JI no agrupamento Educor – que a partir de 1 de Agosto irá ser integrado na Escola Secundária de Coruche e ficará sob gestão comum - representa uma gestão à distância, que impede uma resposta localizada e atempada aos problemas, acarretando formalismos, atrasos e desumanizando a escola.

“O Couço está a mais de 25 quilómetros de Coruche. A escola tem apenas oito anos, tem boas condições e não se justifica a inclusão num agrupamento distante, desconhecedor da realidade socio-económica da freguesia”, justifica Luís Alberto Ferreira (CDU), autarca do Couço.

Em reacção à posição da junta de freguesia, a ainda presidente do Agrupamento Educor diz que a integração da EBI/JI do Couço é inevitável e emanada superiormente. Manifestando-se a favor da gestão vertical das escolas, Fátima Bento critica no entanto a resolução de Conselho de Ministros de 30 de Junho, que faz entrar em vigor a criação de mega-agrupamentos, que considera um processo imposto e autodirigido. “No caso do Couço, trata-se de situação particular do concelho, com uma história que não se ignora mas que, se calhar, a escola só se construiu para responder a uma reivindicação”, analisa.

O assunto foi levado a reunião de câmara, onde o presidente, Dionísio Mendes (PS), considerou positivo que se crie um modelo pedagógico que faça a gestão escolar, desde jardim-de-infância até ao 12.º ano. “Há salas de aulas livres na escola secundária enquanto na EB 2/3 estão a abarrotar. Há vantagens na gestão conjunta e a escola do Couço terá um coordenador local que responderá ao conselho directivo escolhido para o agrupamento”, exemplificou o autarca, professor de profissão.

O vereador da CDU, Rodrigo Catarino, considerou que a distância é muitas vezes um problema para os intervenientes escolares e ter um agrupamento sedeado em Coruche poderá ser menos valorizado para quem decide.

 

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Comentários   Nome
 
  Email
 
 
Autorizo a eventual publicação na edição em papel do Mirante.  

 

Tem uma história para contar? Conhece alguém que seja alvo de qualquer tipo de discriminação? Contacte-nos.
Para anunciar contacte: dcomercial@omirante.pt

2008 © Jornal O MIRANTE, todos os direitos reservados | Termos de Utilização | Política de Privacidade | FAQ’S | Contactos | RSSRSS

Voltar ao topo