uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vandalismo destrói elevador de acesso à biblioteca de Vila Franca de Xira
Obra nos elevadores da estação de Vila Franca de Xira está atrasada

Vandalismo destrói elevador de acesso à biblioteca de Vila Franca de Xira

Cidade está sem elevadores de acesso à zona ribeirinha: o equipamento da estação de comboios está em reparação e o que restava em funcionamento foi danificado. Câmara quer mais vigilância.


O município de Vila Franca de Xira vai solicitar ao comando da Polícia de Segurança Pública no concelho para que reforce a vigilância dos elevadores públicos do concelho. O pedido surge depois do elevador de acesso à passagem superior pedonal da biblioteca da cidade – e também ao cais - ter sido brutalmente vandalizado na última semana.
A cidade está agora sem elevadores que permitam o acesso à zona ribeirinha: o equipamento existente na estação de comboios está fechado para reparações e o da biblioteca encontra-se inoperacional por ter ficado totalmente destruído no interior. Foi o segundo acto de vandalismo que aquele equipamento municipal sofreu este ano.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), confessou-se sem palavras para a situação na última reunião pública de câmara, onde o assunto foi abordado. O seu vice-presidente, José António Oliveira, detalhou os estragos feitos na estrutura: “Um dos elevadores está completamente destruído, uma das portas foi completamente vandalizada. Equacionámos a hipótese de ter aqueles elevadores a funcionar 24 horas por dia mas depois deparamo-nos com este tipo de situações”, lamentou.
O responsável prometeu fazer chegar à PSP o desagrado com a situação e a necessidade de haver um reforço da vigilância deste tipo de equipamentos. Sem ele a única alternativa dos moradores é atravessar a linha de comboio subindo três andares pelo viaduto pedonal ou através da perigosa passagem de nível do cais da cidade.
O problema foi levantado pelo vereador Nuno Libório, da CDU, que lamentou a demora na substituição dos elevadores da estação ferroviária de Vila Franca de Xira, que já deveria ter ficado pronta a 21 de Dezembro de 2019. “Os elevadores servem os utentes da estação mas também do jardim municipal, do pavilhão do União Vilafranquense e a comunidade avieira. Quais são os motivos do atraso? Há razões para continuarmos preocupados relativamente ao serviço desta infraestrutura?”, questionou.
José António Oliveira explica que o assunto está a ser acompanhado pela câmara municipal, ainda que as obras sejam da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP). “A informação que temos do director regional da IP é de que houve algum atraso devido à quadra festiva e à demora na chegada de materiais que vieram do estrangeiro”, explica.
Os elevadores da estação de comboios de Vila Franca de Xira há muitos meses que eram uma vergonha: sujos, degradados e vandalizados. A 23 de Outubro a IP anunciou obras de substituição dos elevadores com um investimento de 49 mil euros.

Vandalismo destrói elevador de acesso à biblioteca de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...