uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Casos de Covid-19 alastram na região
Uma funcionária da Câmara Municipal de Tomar foi diagnosticada com coronavírus

Casos de Covid-19 alastram na região

Até à manhã de quarta-feira, 18 de Março, eram dez os casos confirmados no distrito de Santarém, mais dois em VFX.

O novo coronavírus começou a alastrar no distrito de Santarém esta semana, com mais seis casos registados, em Almeirim, Benavente, Constância, Ourém, Santarém e Tomar, que se juntaram aos quatro identificados na semana passada e que tiveram como foco uma fábrica de arroz em Coruche.
Em cima do fecho desta edição, manhã de quarta-feira, 18 de Março, a Câmara de Santarém confirmou um caso positivo de infecção por coronavírus de uma médica de Medicina Interna do Hospital Distrital de Santarém (HDS), tendo activado o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil. O HDS tomou todas as medidas relativamente à médica e às pessoas com quem contactou nos últimos dias.
Durante a tarde de terça-feira foram conhecidos vários casos, entre eles o de um homem com 50 anos, funcionário da Adega Cooperativa de Almeirim, unidade que entretanto encerrou. O funcionário apareceu com febre e fez os testes, apresentando sintomas ligeiros, pelo que vai ficar em internamento domiciliário, com isolamento social.
O homem, que trabalha há 30 anos na adega, tinha estado há cerca de um mês em Itália, devido à montagem de uma nova linha de engarrafamento italiana na Adega de Almeirim. A maquinaria estava a ser montada actualmente e o trabalhador infectado é um dos vinte funcionários da cooperativa envolvidos na tarefa, que está a ser feita por duas dezenas de técnicos de empresas do norte do país.
Em Tomar, uma funcionária da câmara municipal também foi diagnosticada com coronavírus. A mulher, com cerca de 30 anos, estava em casa desde a semana passada, por ter tido febre e optou por não ir trabalhar. O teste deu positivo na terça-feira, 17 de Março. A funcionária passou pelo Hospital de Tomar de onde foi transferida para o Hospital de Abrantes com sintomas ligeiros da doença.
A trabalhadora é da área dos Recursos Humanos e as autoridades de saúde estiveram no local a recolher informações dos seus colegas. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, explicou a O MIRANTE que como este sector não tem contacto com outros do município, apenas os funcionários que trabalham directamente com a mulher foram para casa de quarentena.
Um idoso na casa dos 80 anos, residente na freguesia de Montalvo, Constância, que já se encontrava internado no Hospital em Coimbra, com sintomas de infecção, foi outro caso positivo registado na terça-feira.
Também já se encontrava internado, mas no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, um homem de 62 anos residente na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Ourém, infectado com Covid-19. O doente, que sofre de problemas cardíacos, fez o teste nessa unidade de saúde, segundo referiu a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.
No dia anterior, segunda-feira, 16 de Março, tinha sido registado o primeiro caso em Benavente, que se encontra em isolamento na sua residência. A situação levou o presidente da câmara a accionar na terça-feira o Plano Municipal de Emergência.
O concelho de Vila Franca de Xira registava, na manhã de quarta-feira, 18 de Março, dois cidadãos infectados com o novo coronavírus. A informação foi avançada em reunião de câmara, cuja discussão no Período Antes da Ordem do dia foi marcada pelo tema e sobre as medidas de segurança que devem ser adoptadas pelos cidadãos para impedir a propagação dos vírus. Os dois casos positivos são em Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria e estão a ser seguidos pelos serviços de saúde.

Mãe e filha de Coruche já estão em casa
Dos casos registados na semana passada com origem em Coruche, o homem de 24 anos, de Coruche, e o homem de 50 anos, de Almeirim, continuavam internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Mãe e filha, naturais da aldeia de Rebocho, em Coruche, já estão a recuperar em casa, desde o fim da semana passada.

Casos de Covid-19 alastram na região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido