Sociedade | 14-04-2024 15:00

Pernes ganhou Núcleo Museológico nos antigos paços do concelho

Pernes ganhou Núcleo Museológico nos antigos paços do concelho
Núcleo Museológico de Pernes, concelho de Santarém, foi inaugurado no edifício conhecido por antigas Casas da Câmara. FOTO – Facebook Santarém

Espaço dedicado à história de Pernes, no emblemático edifício conhecido por antigas Casas da Câmara, foi inaugurado no dia 6 de Abril.

O Núcleo Museológico de Pernes foi inaugurado na tarde de sábado, 6 de Abril, no emblemático edifício conhecido por antigas Casas da Câmara. O imóvel serviu como paços do concelho de Pernes até à extinção desse município. A Junta de Freguesia de Pernes contou com um apoio de 6.140 euros da parte da Câmara de Santarém, para ajudar a suportar os trabalhos de substituição de portas e colocação de corrimões na Torre do Relógio.
Na inauguração do espaço estiveram o presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Raúl Violante, o vice-presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, o vereador da Cultura, Nuno Domingos, e o historiador e técnico do município Luís Mata, entre outras individualidades.
Da história da Torre do Relógio pouco consta sabendo-se apenas que teve a sua origem na época romana. O edifício começou por funcionar durante a ocupação romana como posto de vigia e depósito de rendas e tributos. Entre o séculos XVI e XIX funcionou como Paços do Concelho, quando Pernes foi concelho, tendo depois servido como prisão. Pernes foi sede de concelho entre 1514 e 1855, ano em que foi integrado no concelho de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo