Sociedade | 15-04-2024 15:00

Alunos regressaram à escola do Tramagal após grandes obras de requalificação

Alunos regressaram à escola do Tramagal após grandes obras de requalificação
Quase 40 anos depois de ter sido inaugurada a Escola Básica e Secundária de Tramagal, concelho de Abrantes, foi alvo da primeira grande empreitada de requalificação num investimento de cerca de um milhão de euros. FOTO – CM Abrantes

Quase 40 anos depois de ter sido inaugurada a Escola Básica e Secundária de Tramagal foi alvo da primeira grande empreitada de requalificação, um investimento na ordem de um milhão de euros, com um apoio comunitário de 85%.

Segundo o presidente do município, esta intervenção fecha o ciclo de valorização do parque escolar do concelho após a requalificação da escola de Alvega.

Cerca de uma centena de alunos da Escola Básica 2,3 e Secundária de Tramagal, concelho de Abrantes, regressaram, na terça-feira, 2 de Abril, às aulas naquele equipamento educativo depois de obras profundas de requalificação. “Após uma intervenção de requalificação e modernização das instalações as portas da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal, voltaram a abrir para receber alunos, professores e auxiliares de acção educativa”, indicou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, em nota de imprensa.
Quase 40 anos depois de ter sido inaugurado o estabelecimento de ensino foi alvo da primeira grande empreitada de requalificação, um investimento na ordem de um milhão de euros, com um apoio comunitário de 85% no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro com um prazo de execução de 180 dias, mas que se arrastou no tempo. Segundo o presidente do município, esta intervenção na escola do Tramagal fecha o ciclo de valorização do parque escolar do concelho após a requalificação da escola de Alvega.
“Esta era uma intervenção urgente e conseguimos abrir a escola à comunidade educativa”, declarou Manuel Valamatos. O autarca pediu desculpas pelo atraso das obras e explicou que foram feitas intervenções que não estavam previstas inicialmente. Nas próximas três semanas ainda decorrerão trabalhos no interior da escola e é intenção do município de Abrantes fazer um campo de futebol com piso em relva sintética, para que o mesmo fique disponível para a comunidade fora do tempo lectivo.
A obra teve início a 18 de Julho de 2023. Quando se constatou que não seria possível o ano lectivo arrancar normalmente naquele equipamento educativo, por via dos trabalhos em curso, a autarquia e a direcção do Agrupamento de Escolas foram à procura de espaços alternativos para os cerca de 100 alunos iniciarem as aulas.
“Houve uma disfuncionalidade da obra e conseguimos, em entreajuda com a ARTRAM (Associação de Reformados de Tramagal) e com outras instituições, como a escola e a junta de freguesia, encontrar uma solução para a recolocação da escola no primeiro período [lectivo] em espaços que se tornaram importantes”, referiu o autarca, sublinhando que Abrantes conseguiu “inverter nos últimos dois anos um ciclo de duas décadas” de perda de alunos.
A empreitada de requalificação e modernização da escola previa trabalhos nos quatro blocos, com a requalificação de 11 salas de aula, 16 salas de actividades, três laboratórios, um auditório, uma sala de professores, a biblioteca, copa, duas cozinhas e dois refeitórios, a par de pavimentos, condições de acessibilidade, caixilharias e pinturas, bem como retirada das coberturas com fibras de amianto num espaço em que as infraestruturas estão degradadas e desadequadas ou são insuficientes e inexistentes.

Escola perdeu meio milhar de alunos

A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira já teve quase 600 alunos e hoje tem menos de 100. Pertence ao Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes e oferece, além do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o ensino secundário, com oferta formativa de cursos profissionais que possibilitam o prosseguimento de estudos no ensino superior ou em cursos de especialização tecnológica.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo